sábado, 18 de junho de 2011

O coronel e o caos


Jaraguá do Sul

Luiz Henrique Ortiz Ortiz - Advogado


A situação na Prefeitura de Jaraguá do Sul beira à irresponsabilidade administrativa. Um caos seria a expressão mais adequada para avaliar o atual estágio da Administração Pública Municipal. Uma prefeita que não governa e se esquiva dos problemas, delegando-os ao Primeiro Ministro (secretário para assuntos geria), sem qualquer traquejo para com a coisa pública, verdadeiro caudilho, só visto no século passado no pampa gaúcho. 

As finanças vão que vão, quando o povo cobra alguma obra colocam a culpa no governo estadual ou federal, com a desculpa de que as verbas do PAC não chegam. E o dinheiro dos impostos, onde estão? Na área da Saúde, filas de espera de meses para a realização de exames. Como fica a vida das pessoas que pagam impostos e que deveriam receber serviços como contrapartida? 

Mas o dinheiro não chega. E isso não é exclusividade da Saúde, falta lazer para os jovens (tanto alardeado na campanha), falta acesso à internet, também muito prometido; a Cultura e o Esporte sobrevivem à míngua e, tanto quanto o lazer, não estão nas prioridades do Primeiro Ministro e a entourage que o cerca, até porque cultura não é a praia dos ilustres administradores, recursos somente para pagar a folha e mais umas subvenções para tapear meia dúzia de pessoas ligadas às artes em projetos que beneficiam uma minoria privilegiada.
Entre as secretarias a situação chega a ser escandalosa: como já divulgado na imprensa local, porém com muito pouca ênfase, por várias oportunidades, ninguém se entende, inúmeras CEI’s e CPI’s na Câmara não deram em nada, nossos vereadores parecem que não existem ou, se existem, servem apenas para garantir seu status quo (negociando cargos e seus privados negócios) e seu gordo salário pagos com o dinheiro do trabalhador. 

Como não encontram os culpados dos desmandos da administração, paga a conta o tão sofrido povo operário. Quanto tempo a população terá que aturar? Mais dezesseis meses de desmandos? Lembremos que a vida em Jaraguá do Sul vai perdendo a qualidade, a cidade sua pujança, a economia perdendo espaço e as ruas, quando não são trocadas de sentido a cada mês, vão acumulando buracos e irregularidades, e isso não é só privilégio dos bairros: o centro da cidade já coleciona precariedade e desrespeito para com os usuários, sem falar no transporte coletivo que é um dos mais caros e de pior qualidade do país. 

Enquanto isso, e como se nada bastasse, o(a) prefeito(a) já dominou a Câmara de Vereadores, mantendo seus tentáculos também no Legislativo. Tudo para bancar as imoralidades praticadas pela administração - este "Poder", que deveria fiscalizá-la, hoje se mostra servil ao Executivo. E por falar nisso, o líder do governo, defende a manutenção de 11 vereadores com o argumento de que seria um exemplo de zelo pelo dinheiro público. Ora vereador, depois de todas as irregularidades levantadas pelo TCE no caso da 21ª Schützenfest e outras denúncias, são exemplos de zelo? Cara pálida.  

A nós, Jaraguaenses, fica a pergunta: até quando seremos desrespeitados, deixados de lado e teremos os nossos direitos usurpados por incompetentes administradores? Para mudarmos essa situação é necessário que a população e os diversos setores: professores, alunos, profissionais liberais, empresas locais, Ongs, instituições e movimentos populares se organizem para cobrar os nossos direitos e a atuação séria da administração, porque até agora vemos que o governo DEMO/TUCANO é incapaz de resolver os problemas da população e do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.