quarta-feira, 14 de março de 2012

Insatisfação salarial entre os trabalhadores da Weg Tintas


Proposta de antecipação salarial de 3,3% foi rejeitada




Jaraguá do Sul/SC - O Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papelão e da Borracha (Sintiquip) encaminha à empresa Weg Tintas, nesta quarta-feira (14) documento contendo o resultado da consulta feita entre os trabalhadores para avaliar a proposta salarial apresentada pela empresa. A coleta de votos aconteceu dia 12, nos horários de entrada e saída dos turnos de trabalho, do lado de fora do pátio da fábrica. Dos 212 trabalhadores votantes 176 (83%) assinalaram que "não aceitam" a proposta de antecipação salarial de 3,3% para descontar na data-base, em 1º de agosto. Outros 25 (11,8%) votaram "sim" à proposta, dez (4,7%) votaram em branco e um anulou o voto. "O resultado já era esperado, embora a empresa não reconheça", avalia o presidente do Sindicato, Sérgio Ferrari, "já temíamos que haveria pressão das chefias para que os trabalhadores não votassem". A apuração aconteceu às 10 horas, na sede da entidade (José Leier, 388), em Jaraguá do Sul.

A segunda pergunta da enquete sugeria alternativas quanto ao movimento iniciado pelos próprios trabalhadores, que reivindicam 10% de reajuste, sem antecipação salarial: 58 (27,3%) assinalaram que o Sindicato deveria apresentar nova proposta salarial para a empresa; outros 42 (19,8%) trabalhadores votaram pela greve e 41 (19,3%), para reduzir a produção. "Realizar um dia de paralisação" obteve 20 votos (9,4%), apenas seis (2,8%) escolheram "aguardar a chegada da data-base" e nove (4,2%) "outras alternativas". Houve ainda seis (2,8%) votos em branco e 30 (14,1%) nulos. Durante a rodada de negociação realizada dia 29 de fevereiro, no Sindicato, a comissão, formada por diretores e assessoria jurídica do Sindicato e da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de SC), apresentaram contra-proposta de 3,3% de antecipação, mais 5% de aumento real, que não foi aceita pela empresa.

Em relação ao terceiro questionamento, a opinião dos trabalhadores em relação à política salarial praticada pela Weg Tintas é negativa, já que 95 (44,8%) trabalhadores a consideram "ruim", outros 74 (34,9%) "péssima", apenas 29 (13,6%) assinalaram "boa" e um "ótima". Houve ainda 13 (6,1%) votos em branco e nenhum nulo. A lista de votantes possui informações como nome, cadastro na empresa e assinatura. "Muitos tiveram receio de votar, não vieram por medo", lembra Ferrari. "Agora, esperamos que a empresa faça uma proposta condizente. Os trabalhadores querem aumento real, sentem o momento econômico em expansão no país e que os salários não acompanham esse crescimento", afirma Ferrari (9914-4856).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.