quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sindicato da Alimentação - Campanha unificada promete "esquentar"

Jaraguá do Sul/SC
Sindicato coletou 1.256 votos de trabalhadores da Seara Cargill, em agosto, e 1.228 (98%) dos votos concordaram com a pauta de reivindicações que está sendo negociada com os patrões.
Os trabalhadores do setor da carne não aceitam as propostas indecentes dos patrões, que oferecem um reajuste de salário muito inferior ao reivindicado. Os Sindicatos da Alimentação de Jaraguá do Sul, Forquilhinhas e Sidrolândia (MT) estão em plena Campanha Salarial Unificada e percebem que a categoria está mobilizada na luta por melhores salários e condições de trabalho. A negociação coletiva de trabalho vai esquentar.

A Seara Cargill, por exemplo, ofereceu apenas o INPC e mais 0,70%, o que não chega a 5% de aumento. Alem disso, estão se negando a discutir cláusulas sociais importantes, como a aceitação de atestados assinados por médicos que não são da empresa e a redução da jornada de trabalho aos sábados, protelada já desde a negociação do ano passado.

Diante da intransigência dos patrões, os trabalhadores continuam na luta. "Não podemos desistir", reage o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação de Jaraguá do Sul e Região, Sérgio Eccel, lembrando da campanha do ano passado, quando os trabalhadores de Forquilhinhas e Sidrolândia cruzaram os braços e conseguiram melhorar a proposta dos patrões.

Dissídio para garantir a data-base
No dia 28 de outubro o Sindicatos de Alimentação de Jaraguá do Sul, protocolou ação de dissídio coletivo para o setor da carne. A iniciativa foi necessária para garantir a data-base dos trabalhadores de Jaraguá do Sul e Região, que é em 1° de novembro. Na última tentativa de acordo, no Ministério do Trabalho, dia 28 de outubro, em Joinville, os patrões simplesmente não apareceram para negociar.

Negociação salarial com setor do arroz
A primeira rodada de negociação com os patrões do setor do Arroz aconteceu dia 21 de outubro, na sede do Sindicato (José Emmendoerfer, 240). "Não houve acordo, continuamos com a mesma proposta aprovada na Assembléia Geral do dia 19 de setembro", reforça o presidente do Sindicato, Sérgio Eccel, relatando as principais reivindicações: reajuste de 6% e mais a reposição integral do INPC dos últimos 12 meses, além da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, licença maternidade de seis meses, cesta básica mensal de R$ 85,00, auxílio de 50% nas aquisição de medicamentos e adicional noturno de 50%.

Setor de Alimentação tem segunda rodada no dia 11
Não houve acordo também na primeira rodada de negociação com os patrões do setor de Alimentação de Jaraguá do Sul e Região, ocorrida dia 29 de outubro, no Centro Empresarial (Cejas). Próxima rodada está agendada para o dia 11 de novembro, no mesmo local. A diretoria do Sindicato manterá a categoria informada sobre o andamento das negociações.

- Agência INFORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.