sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Saúde do trabalhador é prioridade para a CUT


Jaraguá do Sul/SC – Fortalecimento das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), implantação do programa de Organização no Local de Trabalho (OLT), mais ação do coletivo de Saúde dos Sindicatos cutistas de Santa Catarina e ainda achar alternativa para as pessoas doentes em decorrência do trabalho e que não têm seus direitos reconhecidos pelo INSS por causa dos diagnósticos dos médicos peritos. Estas foram as questões mais fortemente debatidas durante a primeira reunião descentralizada da Secretaria Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT, realizada dia 18 de fevereiro, das 9h às 16h30, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul.

Representantes de Sindicatos da CUT de oito municípios de Santa Catarina e da APDP (Associação de Portadores de Doenças Profissionais de Jaraguá do Sul) compareceram à reunião. A secretária da Secretaria Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT e presidente do SEC de Jaraguá do Sul, Ana Roeder, cobrou mais ação: "Não vou ensinar ninguém a ser sindicalista, mas temos que nos inserir em todos os espaços possíveis, dar palestras, falar com as pessoas de RH e com estudantes", sugere Ana, ao se referir à terrível situação dos trabalhadores vítimas de doenças e acidentes de trabalho. "O trabalhador continua adoecendo e passando fome porque não consegue no INSS ter sua doença reconhecida pelo INSS", indigna Vilmar Ossowsky, do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores da Construção e Mobiliário) de São Bento do Sul.

Entre as sugestões de ações que possam prevenir doenças e acidentes, o coletivo apontou a conscientização do trabalhador sobre o verdadeiro papel da Cipa, ferramenta importante na prevenção de acidentes. A OLT, aspecto considerado como um dos mais importantes na questão da saúde do trabalhador, não existe de forma eficiente em nenhum setor de trabalho em Santa Catarina. Pelo menos foi essa a conclusão dos sindicalistas presentes, que apontaram como exemplo na implantação de OLT uma empresa do setor da metalurgia de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.

A realização de cursos de formação também foi sugerida como alternativa para oportunizar o conhecimento das normas regulamentadoras entre trabalhadores, sindicalistas e cipeiros. Outra iniciativa sugerida é cobrar dos representantes políticos interferência na atuação dos médicos peritos que, segundo os sindicalistas, são os principais responsáveis pelo crescente número de doentes obrigados a retornar ao trabalho sem terem condições.

A saúde mental do trabalhador também foi discutida e vai passar a fazer parte da pauta das próximas reuniões do coletivo, com vistas às Conferências Municipais de Saúde Mental, que devem acontecer no período de 8 de março a 15 de abril. No próximo dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, estão programados dois dias de atividades em São Bento do Sul, com panfletagem nos locais de trabalho e visita à Câmara de Vereadores. No dia 16 de março acontece a próxima reunião descentralizada da Secretaria Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT, na cidade de São Bento do Sul.

INFORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.