terça-feira, 4 de março de 2008

Brigada Militar invade acampamento e fere camponesas


PAUTA URGENTE

O acampamento das mulheres da Via Campesina na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, foi invadido de forma violenta por um contingente da Brigada Militar por volta das 17h desta terça-feira (04/03). As primeiras informações da área registram que há centenas de agriculturas feridas. As cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mãos na cabeça. Ferramentas de trabalho foram apreendidas e barracos destruídos.

Durante o dia, a Brigada Militar já havia agredido um grupo menor de camponesas na entrada da fazenda e coagido os jornalistas que estavam na área cobrindo o episódio. Um cinegrafista foi detido por mais de uma hora e a sua fita com o registro da agressão apreendido.

Esta também não é a primeira ação violenta do Governo Yeda Crusius. A Via Campesina condena a ação e denuncia que a Governadora coloca o aparato policial do Estado a serviço de uma de suas maiores financiadoras de campanha, a multinacional Stora Enso.

A Via relembra também que a área ocupada foi adquirida ilegalmente pela empresa estrangeira e burlando a Constituição Federal, por se localizar em faixa de fronteira, o que é proibido por lei.

Maiores Informações
Assessoria de Imprensa: 51 99927674 51 96794691 51 96971712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.