PAUTA URGENTE
O acampamento das mulheres da Via Campesina na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, foi invadido de forma violenta por um contingente da Brigada Militar por volta das 17h desta terça-feira (04/03). As primeiras informações da área registram que há centenas de agriculturas feridas. As cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mãos na cabeça. Ferramentas de trabalho foram apreendidas e barracos destruídos.
Durante o dia, a Brigada Militar já havia agredido um grupo menor de camponesas na entrada da fazenda e coagido os jornalistas que estavam na área cobrindo o episódio. Um cinegrafista foi detido por mais de uma hora e a sua fita com o registro da agressão apreendido.
Esta também não é a primeira ação violenta do Governo Yeda Crusius. A Via Campesina condena a ação e denuncia que a Governadora coloca o aparato policial do Estado a serviço de uma de suas maiores financiadoras de campanha, a multinacional Stora Enso.
A Via relembra também que a área ocupada foi adquirida ilegalmente pela empresa estrangeira e burlando a Constituição Federal, por se localizar em faixa de fronteira, o que é proibido por lei.
Maiores Informações
Assessoria de Imprensa: 51 99927674 51 96794691 51 96971712
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.